Já realizou um anúncio nas redes sociais ou no Google e percebeu que o tráfego gerou resultados que foram apenas interações de perfis fakes, bots e mensagens robotizadas? Isso porque seus anúncios podem estar sofrendo de ataques de cliques artificiais, por meio do Tráfego Falso.
De acordo com o relatório State of Fake Traffic, conduzido pela Cheq, 18% dos cliques diários na Internet, são gerados através de bots e ferramentas de inteligência artificial. (dados realizados em 2023)
Sabemos que a IA já está presente em praticamente tudo no digital e ela é sim uma aliada do seu negócio, mas com ela, vem as interações fraudulentas, onde o principal objetivo é gerar um dado incorreto de seus resultados, atraindo leads desqualificados e clientes robotizados para sua campanha de venda, fazendo você gastar mais dinheiro em ações que não te trará nenhum retorno.
No entanto, a digitalização também possibilita aos seus usuários mais facilidades e segurança nessa questão. Com a utilização de ferramentas de segmentação e estratégia seja para anúncios ou no seu site.
Por isso, separamos alguns segredos que irão diferenciar seus anúncios com o de seu concorrente e ainda evitar esses bots e robôs nas suas campanhas.
E para qualificar um anúncio na internet e evitar cliques artificiais e leads desqualificados, você pode seguir algumas práticas recomendadas:
- Segmentação precisa: Garanta que seu anúncio esteja sendo exibido para o público-alvo correto. Utilize opções avançadas de segmentação, como localização geográfica, idade, interesses e comportamentos online, para direcionar seu anúncio para pessoas que têm mais probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço e gerar um lead qualificado.
- Conteúdo relevante: Certifique-se de que o conteúdo do seu anúncio é claro, relevante e atraente para o seu público-alvo. Isso reduzirá a probabilidade de cliques acidentais ou de pessoas que não estão realmente interessadas no que você está oferecendo.
- Palavras-chave específicas: Se estiver usando anúncios de pesquisa pagos, escolha palavras-chave específicas e relevantes para o seu negócio. Isso ajudará a garantir que seu anúncio seja exibido para pessoas que estão procurando ativamente pelo que você oferece, reduzindo assim a chance de cliques irrelevantes.
- Landing pages otimizadas: Certifique-se de que a página de destino para o seu anúncio (landing page) corresponda às expectativas criadas pelo anúncio. A página deve ser clara, informativa e fácil de usar, com uma chamada para ação (CTA) bem definida.
- Filtros de exclusão: Em plataformas de anúncios online, como o Google Ads e o Facebook Ads, você pode usar filtros de exclusão para evitar que seu anúncio seja exibido para determinados grupos de pessoas que não são relevantes para o seu negócio.
- Monitoramento e otimização contínuos: Acompanhe regularmente o desempenho dos seus anúncios e ajuste-os conforme necessário. Isso pode envolver a análise de métricas como taxa de cliques (CTR), taxa de conversão e qualidade dos leads gerados, e fazer ajustes com base nesses dados. Além de manter a boa performance das suas campanhas diariamente.
- Utilização de ferramentas de prevenção de fraude: Algumas plataformas de publicidade oferecem ferramentas e tecnologias para ajudar a detectar e prevenir cliques fraudulentos e atividades de bots.
- Testes A/B: Realize testes A/B com diferentes versões do seu anúncio para determinar qual gera os melhores resultados em termos de cliques qualificados e leads.
Implementando essas práticas, você pode melhorar a qualidade do tráfego gerado pelos seus anúncios e garantir que está alcançando o público certo para o seu negócio.
Se ainda assim, ficou com alguma dúvida ou já de deparou com algum clique desqualificado nas suas campanhas, a Virtual Company oferece soluções em tráfego pago com estratégia de segmentação para qualificar seus anúncios diariamente, além de outras expertises em tecnologia e inteligência Artificial para o seu negócio.